Fala Fil conversou com Fernando e Sorocaba, uma das maiores e mais bem sucedidas duplas Sertanejas do País e nesse papo eles puderam falar um pouco da Carreira, Musica Sertaneja no Brasil, Negócios e muito mais!
Abaixo a entrevista exclusiva que Fernando e Sorocaba concederam ao Fala Fil.
Quando e qual o fato que fez com que vocês decidissem formar uma dupla Sertaneja?
Sorocaba: Nossa história está intimamente ligada com o sertanejo. Ambos crescemos no campo, pois o Fernando nasceu em Ji-Paraná, no interior de Rondônia, e eu, apesar de ter nascido e morado em São Paulo, estava sempre na fazenda de meu avô, na região de Sorocaba, e durante toda nossa infância escutamos música sertaneja. Por conta disso, foi natural que entrássemos para o mundo da música por meio desse estilo.
Fernando: A formação da dupla aconteceu há pouco mais de cinco anos. Nós fomos apresentados por um amigo em comum, em Londrina, e vimos que tínhamos muita afinidade, tanto como amigos como musicalmente.
Na opinião de vocês, porque a música Sertaneja ocupa tamanho espaço no Brasil? Brasil é um país caipira e um país de desilusões amorosas?
Sorocaba: O Brasil é um país que tem muitas áreas rurais, isso facilita muito a difusão do gênero. Mas essa nova geração da música sertaneja também atraiu muito os jovens das cidades grandes, pois tocamos músicas que falam sobre o universo deles. Falamos de balada, paquera, festa, e eles se identificam com isso. Mas independente disso, o sertanejo faz parte da cultura brasileira, e sempre será forte.
Como músico, sei que Música é pura emoção e todo artista trabalha em razão do seu público. Essa é a razão por vocês nunca terem gravado um CD de Estúdio, somente ao vivo?
Fernando: Sim, nós sempre gravamos nossos CDs ao vivo por conta da energia do público, que faz toda a diferença para o álbum. Um de nossos diferenciais é nosso show, onde sempre buscamos novidades e formas de interação, e sempre aproveitamos isso também em nossos projetos. Mas não descartamos um álbum de estúdio no futuro.
Sorocaba, seu sucesso como Artista rivaliza com sua atividade de Empresário, seria difícil falar onde você faz mais sucesso. Como você arruma tempo pra tudo? Quando essas atividades competem entre si e se complementam?
Sorocaba: Acima de tudo, eu sou um artista. Gosto sempre de estar a par do que ocorre em nosso escritório e ajudo no que posso na carreira de nossos artistas parceiros, mas não posso deixar que essas questões interferisse em nossa carreira. Por isso, temos empresários competentes que agenciam nossa carreira, para que eu possa me dedicar a ela inteiramente.
A música Sertaneja tem ocupado lugares e formatos antes só trabalhados por outros estilos musicais. Vocês gravaram um Acústico na Opera de Arame em Curitiba. O sucesso termina com qualquer tipo de preconceito ou restrição?
Sorocaba: Antes, realmente havia um pouco de reticência ao sertanejo por parte, principalmente, dos jovens das áreas urbanas. Mas essa aproximação mudou esse cenário nos últimos anos. Hoje, temos baladas sertanejas voltadas a eles, e também são um grande público em nossos shows. Acreditamos que esse preconceito foi deixado para trás. O “Acústico na Ópera de Arame” foi um trabalho muito especial, um marco em nossa carreira. Foi o primeiro DVD totalmente gravado com a tecnologia da projeção mapeada em 3D no mundo. Esse álbum foi um marco em nossa carreira.
Como empresários e descobridores de novos talentos, quais são os fatores-chave de sucesso de um novo artista ou de uma nova dupla Sertaneja?
Fernando: Por conta de o gênero estar em grande evidência atualmente, estão surgindo cada vez mais novos artistas sertanejos, o que é natural. Porém, diante de tanta competitividade, é preciso ter um diferencial, algo que o destaque para não ser apenas mais um. Nosso segredo é uma linguagem própria, diferenciada, mas ao mesmo tempo popular, para que nosso público se identifique conosco.
O Fala Fil faz contato com diversos Artistas, escritórios e assessorias no Brasil e no exterior. Ficamos muito bem impressionados com o profissionalismo e a prontidão no atendimento que recebemos do FS Produções. Como empresários, quais os valores preconizados por vocês?
Sorocaba: Nós sempre buscamos, para todos os setores de nossa equipe, pessoas competentes e que trabalhem sério, mas respeitando a todos e sem passar por cima de ninguém. O tratamento com as pessoas é importantíssimo, devemos sempre ser solícitos e buscar auxiliar no que for necessário.
Compositor, Produtor e Arranjador é uma atividade que pode ser determinante no sucesso de um artista, porém muitas vezes não é reconhecida do grande público, uma vez que o Artista é quem aparece. Como vocês encaram essas outras funções exercidas por vocês? A vida do Compositor, Produtor e Arranjador é ingrata?
Fernando: Nós sabemos que todas essas funções realmente são essenciais para o sucesso do artista. Porém, não acreditamos que seja uma vida ingrata, mas sim que o retorno é diferente. Para esses profissionais, a maior recompensa é ver seu trabalho auxiliar em um grande sucesso, por exemplo. Somos todos uma grande equipe, onde o trabalho de cada um é essencial para o sucesso de todos.
Considerando que o maior faturamento de um Artista vem de shows, certa vez ouvi de um famoso cantor que a pirataria era ruim para a indústria fonográfica, mas não era de todo ruim para o Artista, já que a pirataria leva a música a lugares onde a Gravadora não alcançaria. Vocês concordam com isso?
Sorocaba: Hoje, o maior aliado do artista é a internet. Ela nos proporciona a possibilidade de divulgar nosso trabalho para todo o mundo em questão de segundos. Os artistas que souberem trabalhar com as redes sociais, o YouTube e a internet em geral, só têm a ganhar, pois é a melhor divulgadora que existe.
Qual a música de outro Compositor que vocês gostariam de ter composto?
Sorocaba: Nós somos muito fãs de Chitãozinho e Xororó. Suas músicas são lindas, e eles são uma grande referência para todos os artistas sertanejos. Para citar uma música, gostaríamos de ter composto Evidências, uma das canções mais bonitas que já ouvimos.
Qual a parceria dos sonhos de Fernando & Sorocaba?
Fernando: Uma das parcerias de nossos sonhos nós realizamos há pouco tempo, quando gravamos com Chitãozinho e Xororó, nossos maiores ídolos no Brasil. Fora do país, nosso sonho é formar parceria com músicos como Keith Urban e Garth Brooks, artistas que admiramos muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário